Capacitação

O que é PNAB e qual é a sua importância para a saúde pública brasileira?

O que é PNAB

Você, futuro profissional da saúde, já deve ter se deparado com esse termo em algum momento e pode ter ficado em dúvida sobre do que se tratava. Afinal, o que é PNAB? É justamente sobre isso que vamos tratar nesse artigo!

De forma sucinta, podemos dizer que trata-se da Política Nacional de Atenção Básica, criada pelo Ministério da Saúde para orientar a organização e funcionamento da atenção básica em todo o país.

A princípio, a PNAB define, sobretudo, a atenção básica como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde. Ou seja, a assistência na qual a pessoa recebe cuidados básicos como prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças comuns, além de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos.

Entre seus principais objetivos estão a ampliação e a qualificação do acesso à atenção básica em saúde. Ainda, melhoria da qualidade dos serviços e valorização dos profissionais.

Continue a sua leitura e entenda, em detalhes, como ela funciona e qual a sua importância para tornar o sistema público de saúde realmente acessível.

Você está no blog do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDMED), somos uma escola que oferece os melhores treinamentos e atualizações para profissionais da área da saúde. Seja bem-vindo!

Entenda o que é PNAB

Como mencionado acima, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi criada em 2006, pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, ela segue a criação de organismos decisivos na saúde pública, principalmente o Programa Saúde da Família (PSF), implantado em 1994 e que teve papel fundamental na expansão da cobertura da Atenção Primária.

O programa foi instituído pela Portaria de nº 2.436 de 21 de setembro de 2017, que basicamente regulamenta a implantação e a operacionalização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, o que é PNAB e a Atenção Básica, afinal? Trata-se das ações de saúde que englobam muitos itens como reabilitação, diagnóstico, redução de danos, entre outros.

Tudo isso é elaborado por equipes multiprofissionais e desenvolvido por práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.

Segundo a PNAB, para as ações de atenção básica nos municípios e Distrito Federal, é necessária a seguinte infraestrutura:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme orientações e especificações do manual de infraestrutura do Departamento de Atenção Básica/SAS/MS;
  • Unidades Básicas de Saúde Fluviais;
  • Equipes multiprofissionais, conforme modalidade das equipes, tendo médicos, enfermeiros e outros profissionais conforme a necessidade de cada população.

Entenda a diferença entre probióticos e prebióticos!

Como é o texto da PNAB?

Em primeiro lugar, para entender o que é PNAB, você precisa saber o que define a atenção básica pelo alto grau de descentralização e abrangência, tornando-a de fato acessível à população.

Em outras palavras, isso garante que o atendimento seja organizado de forma estratégica, correspondendo à realidade territorial. Na prática, a assistência é concedida conforme os problemas reais de saúde da população de uma determinada região.

Desde sua criação, a política passou por três alterações com a finalidade de melhorar a integralidade do atendimento.

De modo geral, ela estabelece, em seu texto:

  • Princípios e diretrizes da Atenção Básica;
  • Funções na rede de atenção à saúde;
  • Responsabilidades das esferas de governo;
  • Infraestrutura e funcionamento da atenção básica;
  • Especificidades do Programa da Estratégia de Saúde da Família;
  • Credenciamento e Financiamento.

Estes tópicos têm, como base, o conhecimento da população para, assim, fornecer atendimento em saúde conforme cada realidade.

Conheça a importância da PNAB

Diante do exposto ao explicar o que é PNAB, percebemos que sua importância está em orientar a organização e o funcionamento da atenção básica em saúde. Assim, estabelece diretrizes e normas que garantem a prestação de serviço padronizado e qualificado em todo o país.

Consequentemente, o programa fortalece a atenção primária ao estabelecer critérios para a implantação de equipes de saúde da família e unidades básicas em todos os municípios brasileiros.

Além disso, ele amplia o acesso aos serviços, principalmente nas regiões mais vulneráveis. Isso se dá por estimular a implantação de equipes de saúde da família em áreas de maior vulnerabilidade social, contribuindo para a redução das desigualdades nos cuidados individuais.

Além de saber o que é PNAB, vale aprender que ela incentiva a realização de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento de enfermidades comuns.

Dessa forma, o programa promove um cuidado mais integral, bem como valoriza os profissionais de saúde da atenção básica. Isso se dá ao estabelecer critérios para a sua formação e qualificação.

Em suma, esta política é o documento que regulamenta o funcionamento da Atenção Básica de Saúde no Brasil. Seus principais objetivos são a ampliação e a qualificação do acesso à atenção básica em saúde.

Para alcançá-los, o PNAB estabelece diretrizes e normas, incluindo equipes de saúde da família, unidades básicas e programas de agentes comunitários.

E então, você conseguiu entender o que é PNAB ou ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Se precisar de ajuda, deixe seu comentário!
Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas dicas de estudo!

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Outras matérias

Tratamentos para síndrome complexa de dor regional

Tratamentos para Síndrome Complexa de Dor Regional

A Síndrome Complexa de Dor Regional (SDRC) é caracterizada por uma dor crônica que acomete principalmente extremidades do corpo. Saiba mais!

Como chamar paciente para retorno

Como chamar o paciente para retorno?

Médico, aprender a chamar os pacientes para o retorno é essencial em qualquer área da medicina. Confira dicas e implemente em seu consultório!

Como é a residência em infectologia

Como é a residência em infectologia? Entenda esta especialização médica

Quer conhecer como é a residência em infectologia? Ela aprofunda seus conhecimentos médicos em diversos tipos de infecções. Confira agora!

Como coletar gasometria arterial

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!