Residência

Quanto tempo dura a residência médica?

Quanto tempo dura residência médica

Dados do estudo Demografia Médica no Brasil 2020, feito em parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), mostraram que em 2019 o Brasil possuía mais de 50 mil médicos residentes em mais de 800 instituições pelo país.

A pesquisa aponta dados absolutos, mas as especialidades da medicina possuem diferenças importantes quanto às suas residências. O que todas carregam em comum é a necessidade de um diploma emitido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Para médicos recém-formados, a perspectiva de começar uma especialista pode ser um pouco intimidadora. Embora essa etapa não seja obrigatória para todos os profissionais da área, ela é imprescindível para aqueles que querem obter uma especialização.

Logo, além de saber como funciona a prova de seleção, os graduandos também buscam informações sobre quanto tempo dura a residência médica. Para ajudá-lo, abaixo vamos explicar mais detalhes sobre a duração desta etapa de estudos. Este é um conteúdo especial produzido pela equipe do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM). Boa leitura!

O que é a residência médica?

A residência médica é um tipo de pós-graduação ofertada por instituições (como hospitais e clínicas) por meio de concursos e editais públicos. Para conseguir uma vaga, o médico formado precisa se inscrever, realizar um exame e passar, de maneira similar a um vestibular.

Caso seja bem-sucedido, o médico passará a atuar no cotidiano da instituição em questão, realizando trabalhos sob a supervisão de profissionais mais experientes. A ideia é que, por meio dessa atuação, sejam aprendidos conhecimentos valiosos à prática médica.

A atividade de residente é regida pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), bem como outros órgãos competentes, como o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. O médico que atua nessa área recebe uma bolsa-auxílio e possui direitos trabalhistas.

Apesar de todas essas informações serem verdadeiras para as mais diferentes especialidades da medicina reconhecidas no Brasil, em alguns casos, elas podem ser diferentes. Por exemplo, a dúvida sobre quanto tempo dura a residência médica não tem uma única resposta. Mudam também os pré-requisitos de acordo com a especialização desejada.

Descubra quanto tempo dura a residência médica

A resposta curta para a pergunta que dá título a esse texto é: de 2 a 5 anos. Apesar disso, esse número depende de alguns fatores relevantes. De maneira geral, o tempo de duração da residência depende da especialização na qual o médico está inscrito.

Naturalmente, especializações com conhecimentos mais complexos duram mais do que aquelas consideradas mais simples. Esse tempo não considera os anos de estudo prévios, seja para a obtenção do diploma ou atendendo pré-requisitos exigidos pela vaga.

Embora exista diferença na duração em anos de acordo com a especialidade, a jornada de trabalho é a mesma entre todas. A lei estabelece que um residente deve atuar por 60 horas semanais, em plantões de 12 horas, de acordo com calendário definido pela instituição.

A residência médica obedece às leis trabalhistas, o que inclui folgas, feriados e licenças. Todos esses elementos já são previamente considerados na duração estabelecida pelos órgãos competentes. Além disso, o trabalho é feito sob regime de dedicação exclusiva.

Especialidades com acesso direto x com pré-requisito

Você viu acima que o tempo de duração da residência médica pode ser de 2 a 5 anos, certo? Além disso, existem aquelas que são classificadas como “especialidades com acesso direto” (também conhecidas como sem pré-requisitos) e as “com pré-requisitos”. 

Como o nome sugere, residências médicas em especialidades com acesso direto não requerem que o profissional tenha qualquer outra formação além do diploma em medicina. Elas geralmente estão associadas com conhecimentos básicos aprendidos durante a graduação.

Por outro lado, as residências em especialidades com pré-requisitos costumam englobar conhecimentos mais complexos. No caso delas, o médico que se inscrever deverá ter concluído uma especialidade prévia e obtido a titulação adequada para atuar na área.

Como citado anteriormente, o tempo de duração da residência médica não inclui o período dedicado a cumprir o pré-requisito. Ou seja: um profissional que queira atuar como cardiologista deverá realizar os 2 anos de residência, além dos 3 anos já exercidos de clínica médica.

Duração da residência médica por especialidade

É importante fazer a ressalva de que a duração de uma residência médica e os seus pré-requisitos não são imutáveis e podem sofrer revisões por parte da Comissão Nacional de Residência Médica e de outros órgãos, como já aconteceu no passado.

Por causa disso, abaixo apresentamos diferentes respostas para a dúvida quanto tempo dura a residência médica. Estas são as informações mais recentes, estabelecidas em 2020.

EspecialidadePré-requisitoDuração da residência
CardiologiaClínica médica (3 anos)2 anos
Cirurgia de cabeça e pescoçoOrtopedia ou Cirurgia plástica (3 anos)2 anos
Cirurgia pediátricaCirurgia geral (3 anos)3 anos
EndocrinologiaClínica médica (3 anos)2 anos
GeriatriaClínica médica (3 anos)3 anos
Ginecologia e obstetríciaAcesso direto3 anos
Medicina de família e comunidadeAcesso direto2 anos
Medicina legalAcesso direto2 anos
NeurologiaAcesso direto3 anos
NeurocirurgiaAcesso direto5 anos
OftalmologiaAcesso direto3 anos
OncologiaClínica médica (2 anos)3 anos
PediatriaAcesso direto3 anos
PsiquiatriaAcesso direto3 anos
UrologiaClínica médica (3 anos)3 anos

Independentemente da duração de uma residência médica, o mais importante são os conhecimentos obtidos durante ela. Embora os anos de formação acadêmica formem a base de tudo o que vem depois, é o trabalho prático que engrandece um bom profissional.

Após se informar sobre o funcionamento desta especialização e saber quanto tempo dura a residência médica, é importante que você saiba que o ingresso nela é tão concorrido quanto o vestibular. Por isso, é necessário dedicar-se aos estudos.

Por conta deste grau de dificuldade, o Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM) criou um programa com uma metodologia exclusiva para preparar os profissionais que querem ingressar em uma residência médica.

Conheça agora o curso preparatório para residência médica, ele conta com simulados e foi elaborado com o apoio de médicos especialistas e atuantes.

Você pode seguir nossos perfis no Instagram e acompanhar nossos conteúdos especiais.

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Quais doenças o exame fan detecta

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Funções do conselho regional de medicina

Quais são as funções do Conselho Regional de Medicina?

Boa parte das profissões possuem um órgão responsável por organizar, fiscalizar e regulamentar as suas atividades. Entenda a função do CRM!

Como escolher a especialidade médica

Como escolher a especialidade médica?

Uma dúvida comum entre os recém-formados em medicina é como escolher a sua especialidade médica. Descubra como tomar a melhor decisão!

Como fazer residência médica

Como fazer residência médica? Descubra detalhes sobre a especialização

Você sabia que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos médicos? Descubra como ingressar em uma!