Residência

Como funciona a residência médica em dermatologia?

Como funciona a residência médica em dermatologia

A dermatologia é a área da medicina responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de pele. O profissional que pretende se dedicar a ela pode atuar em clínicas, centros cirúrgicos e de estética, após passar pela especialização.

Para conseguir esta especialização, é importante saber como funciona a residência médica em dermatologia, tempo de duração e outros detalhes. Dividido entre atividades teóricas e principalmente práticas, o programa é de acesso direto, ou seja, não possui pré-requisitos.

Segundo estatísticas, pouco mais de 5% dos graduandos optam por essa área. Como resultado, temos aproximadamente 8.300 dermatologistas atuando no país. Tem interesse? Então, conheça detalhes sobre esta residência médica a seguir.

O Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDMED) criou um programa com uma metodologia exclusiva para preparar os profissionais que querem ingressar em uma residência médica.

Conheça agora o curso preparatório para residência médica, ele conta com simulados e foi elaborado com o apoio de médicos especialistas e atuantes.

O que precisa para fazer a residência em dermatologia?

Antes de tudo, é preciso ter finalizado a graduação de seis anos em medicina. Em seguida, o candidato deve conquistar a aprovação na prova de residência em instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).

A residência médica em dermatologia é um programa de acesso direto. Em outras palavras, não exige que o candidato tenha passado por outra especialização anteriormente.

Como funciona a residência médica em dermatologia?

A princípio, a residência em dermatologia tem duração de três anos. Durante este período, o estudante lida com exames complementares, atendimento clínico, diagnóstico e tratamento, não só das doenças de pele, como também mucosas e anexos.

Em suma, o primeiro ano da residência aprofunda a parte clínica médica, além de relações interpessoais com pacientes e equipe. Já no segundo e terceiro períodos, a rotina engloba áreas bastante específicas da dermatologia, por exemplo, alergia e imunologia, infectologia e sanitária. O objetivo é desenvolver conhecimentos e habilidades.

Apesar de dividir seu tempo entre ambulatório, internação, pequenos procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos, a residência médica em dermatologia, em si, concentra-se no ambulatório. De modo geral, tais procedimentos variam de pequeno a médio porte, realizados em ambulatórios e centros cirúrgicos.

Por fim, o residente também se dedica às atividades teóricas semanais e participa do rodízio entre enfermarias. No total, a carga horária semanal da residência médica em dermatologia é de 60 horas.

Vale ressaltar que o programa é regulamentado pela Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica em Dermatologia no Brasil.

Primeiro ano

Para que você consiga compreender como funciona a residência médica em dermatologia, separamos ela por ano de estudo. Na primeira parte, como mencionado, o residente foca na clínica médica, passando ainda por outras áreas como endócrino, hematologia, infectologia e reumatologia. Porém, realiza também estágio na emergência.

Ao final, suas habilidades devem abranger:

  • Comunicação com os pacientes e responsáveis sobre diagnóstico e tratamento, incluindo possíveis complicações, reações e alterações no plano terapêutico;
  • Bases da genética aplicada;
  • Conhecimento integral do diagnóstico, tratamento e orientações de medidas preventivas e biópsia da pele;
  • Custo-benefício das práticas e indicações de medicamentos e exames complementares.

Entenda melhor o que é R1

Segundo e terceiro ano

A partir do segundo ano, como funciona a residência médica em dermatologia? Nesta fase dos estudos, o residente aprofunda os conhecimentos na área. Por isso, ele atua nos ambulatórios especializados, o que inclui a realização de cirurgias ambulatoriais, interconsultas, diagnósticos e terapias.

Ao longo dos dois últimos anos da residência médica em dermatologia, o profissional deve desenvolver as seguintes habilidades:

  • Atendimento na internação e consultas em todas as faixas etárias;
  • Acompanhamento e revisão dos exames;
  • Diagnóstico, tratamento e orientações sobre as doenças mais comuns nos ambulatórios;
  • Exames dermatoscópicos, análise e indicação do mapeamento digital corporal;
  • Procedimentos cirúrgicos de maior complexidade;
  • Manejo de aparelhos de tratamento, como crioterapia e fototerapia;
  • Indicação das terapêuticas medicamentosa, física e cirúrgica.

Lembrando que, durante toda a residência médica, o futuro dermatologista tem a supervisão e orientação dos preceptores e professores, algo de suma importância para feedback e troca de experiências.

Áreas de atuação da dermatologia

Após ver como funciona a residência médica em dermatologia, é interessante saber em quais atividades profissionais o especialista pode atuar.

O dermatologista pode atuar e até buscar uma outra especialização em uma de suas áreas, por exemplo:

  • Dermatologia clínica: diagnóstico e tratamento de doenças da pele, cabelos e unhas;
  • Dermatologia estética: tratamentos para melhorar a aparência da pele, como preenchimentos, botox, peeling e laser;
  • Dermatologia pediátrica: tratamento de doenças da pele em crianças;
  • Dermatologia oncológica: cuidar de pacientes com câncer de pele e realizar cirurgias para remoção de tumores;
  • Dermatologia cirúrgica: cirurgias para tratamento de lesões de pele, unhas e cabelos;
  • Dermatologia cosmiátrica: tratamentos de rejuvenescimento facial, como peelings, lasers e preenchimentos;
  • Dermatologia tropical: diagnóstico e tratamento de doenças da pele causadas por parasitas, fungos e bactérias presentes em regiões tropicais;
  • Dermatopatologia: estudo e diagnóstico de doenças da pele através de análises microscópicas de amostras de tecidos.

O que é residência multiprofissional? Entenda!

Acima você pode entender como funciona a residência médica em dermatologia, uma área importante da medicina, responsável por cuidar da saúde da pele, mucosas e anexos. O programa tem duração de três anos e oferece uma formação teórica e prática abrangente.

Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas dicas de estudo!

Além de ajudá-lo a alcançar a aprovação em sua residência médica, nós também queremos convidá-lo a conhecer os diversos cursos criados pelo Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDMED).

Continue a sua leitura para aprender como estudar para a prova de residência médica.

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Outras matérias

Como funciona a residência médica

Como funciona a residência médica?

Você sabia que a residência médica é considerada uma modalidade de pós-graduação? Entenda como ela funciona e escolha sua especialização!

Principais funções do sistema endócrino

Quais são as principais funções do sistema endócrino?

Uma das tarefas do Sistema Endócrino no corpo humano é ser responsável pela aceleração e regulação de diversas funções do organismo. Entenda!

Como se cadastrar para atender por plano de saúde

Como se cadastrar para atender por plano de saúde?

Você deseja aumentar o número de atendimentos em seu consultório? Confira como credenciar sua clinica e passe a atender os planos de saúdes.

Exercícios sobre infarto agudo do miocárdio

Exercícios sobre infarto agudo do miocárdio para preparação

Está estudando para o exame do revalida? Separamos alguns exercícios sobre infarto agudo do miocárdio para ajudar na sua preparação. Confira!