Capacitação

O que é o método de Capurro?

O que é o método Capurro

Identificar a idade gestacional é extremamente importante para que seja acompanhado o desenvolvimento do feto e a saúde da gestante, sendo o método de Capurro uma importante ferramenta usada por obstetras e neonatologistas para avaliar qualquer risco de patologia neonatal.

O método, também conhecido como Score de Capurro ou Escala de Capurro, surgiu para guiar especialistas de saúde sobre a idade gestacional (IG), principalmente em casos em que a mãe não sabe a data da última menstruação ou não houve acompanhamento pré-natal. Ele ajuda a identificar o número de semanas do recém-nascido (RN).

Implementado pela primeira vez por Haroldo Capurro Alzola e sua equipe em 1980, o método Capurro surgiu para simplificar um estudo feito anos antes pela pediatra britânica Dubowitz Score e tem margem de erro de duas semanas.

Para saber todos os detalhes sobre o que é o método de Capurro e qual a sua relação com a saúde na gestação, acompanhe este artigo até o final. Este é um conteúdo especial produzido pela equipe do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM). 

Entenda o que é o método de Capurro

Também conhecido como escore de Capurro por vários obstetras, o método ajuda a identificar a idade gestacional a partir de uma série de características somáticas e neurológicas do recém-nascido.

Normalmente, o método Capurro é utilizado para substituir outras formas de cálculo gestacional, principalmente nos casos em que a gestante não lembra da data da última menstruação e ainda não fez nenhum ultrassom.

É por meio da idade gestacional que neonatologistas avaliam a saúde do feto, tal como riscos que podem acontecer ao longo da gravidez e o seu desenvolvimento. Por meio do método Capurro é possível identificar a maturidade dos órgãos do bebê.

Agora que você já entende o conceito sobre o que é o método de Capurro, vamos falar sobre como ele funciona e os aspectos que são avaliados.

Como funciona este método?

Esse é um método que deve ser aplicado em recém-nascidos com, no mínimo, 29 semanas, e ajuda a avaliar o desenvolvimento dele com base em diversos fatores. Ele é dividido em dois tipos: Somático e Neurológico. Explicaremos os detalhes sobre cada um deles a seguir. Confira!

Método de Capurro Somático

Nesta opção, são considerados cinco aspectos do desenvolvimento do recém-nascido, sendo eles:

  • Textura da pele;
  • Forma da orelha;
  • Glândula mamária;
  • Formação do mamilo;
  • Pregas plantares.

Contudo, é importante destacar que todos os aspectos considerados são unicamente somáticos. Ou seja, é necessário identificar as pontuações, somá-las, depois adicionar mais 204, e o resultado deve ser dividido por 7. Desta forma, será identificada a idade gestacional em semanas.

Método de Capurro Somático Neurológico

Já o método neurológico considera fatores somáticos e neurológicos para avaliar o desenvolvimento da criança, sendo eles:

  • Forma da orelha;
  • Textura da pele;
  • Glândula mamária;
  • Pregas plantares;
  • Sinal do xale;
  • Posição da cabeça.

Como você pode ver, cada um dos métodos avalia determinadas características a partir de 29 semanas de gestação e estabelece parâmetros próprios para estabelecer a idade gestacional.

Para nascimentos prematuros (menos de 29 semanas), o ideal é que o obstetra use o método de New Ballard. Abordaremos ele em um outro conteúdo!

Pontuações e parâmetros do método de Capurro

Independente do tipo do método de Capurro usado, cada aspecto possui os seus parâmetros e pontuações específicas que ajudam a determinar a idade gestacional e o desenvolvimento do bebê.

A seguir, iremos pontuar cada um dos parâmetros e seus significados.

Textura da pele

O primeiro aspecto para saber a idade gestacional do recém-nascido é a textura da pele, onde são avaliadas os antebraços, mãos, pernas e pés, e pode receber as seguintes classificações dentro do método Capurro:

  • 0 pontos: pele muito fina e com aspecto gelatinoso;
  • 05 pontos: pele fina e lisa;
  • 10 pontos: pele mais grossa, com discreta descamação superficial;
  • 15 pontos: pele grossa, com rugas superficiais e descamação nas mãos e pés;
  • 20 pontos: pele grossa, apergaminhada e com gretas profundas.

Forma de orelha

O segundo aspecto avaliado pelos profissionais de saúde no método de Capurro para identificação da idade gestacional é a forma da orelha, que possui as seguintes pontuações e parâmetros:

  • 0 pontos: orelha chata e disforme, com pavilhão não encurvado;
  • 08 pontos: orelha com pavilhão parcialmente encurvado na borda;
  • 16 pontos: orelha com pavilhão parcialmente encurvado em toda parte superior;
  • 24 pontos: orelha com pavilhão totalmente encurvado.

Glândula mamária

O terceiro aspecto para saber a idade gestacional do recém-nascido é a glândula mamária, que pode ser avaliada mediante as seguintes pontuações:

  • 0 pontos: não palpável;
  • 05 pontos: palpável, menos de 5mm;
  • 10 pontos: palpável, entre 05 e 10mm;
  • 15 pontos: palpável, maior de 10mm.

Formação do mamilo

Outro aspecto avaliado para saber a idade gestacional do recém-nascido é a formação do mamilo, que pode ser classificado com as seguintes pontuações:

  • 0 pontos: mamilo pouco visível, sem aréola;
  • 05 pontos: mamilo nítido, aréola lisa e diâmetro menor que 0,75 cm;
  • 10 pontos: mamilo puntiforme, auréola de bordo não elevado maior que 0,75 cm;
  • 15 pontos: mamilo puntiforme, auréola de bordo elevado maior que 0,75 cm.

Pregas plantares

Outro aspecto para identificar a idade gestacional do bebê são as pregas plantares. Neste estudo, o profissional avalia a planta de ambos os pés da criança, que pode ser classificada com as seguintes pontuações:

  • 0 pontos: sem pregas;
  • 05 pontos: marcas mal definidas sobre a parte anterior da planta;
  • 15 pontos: marcas bem definidas sobre a metade anterior, tal como sulcos no terço anterior;
  • 20 pontos: sulcos em mais da metade anterior da planta.

Sinal do xale

Também podemos citar como aspecto para saber a idade gestacional do recém-nascido o sinal do xale. Ele pode ser avaliado mediante as seguintes pontuações:

  • 0 pontos: o cotovelo alcança a linha axilar anterior do lado oposto;
  • 06 pontos: o cotovelo situado entre a linha axilar anterior do lado oposto e a linha média;
  • 08 pontos: o cotovelo situado entre a linha média e a linha axilar anterior do mesmo lado;
  • 12 pontos: o cotovelo situado ao nível da linha média.

Posição da cabeça ao levantar o recém-nascido

Por último, outro aspecto avaliado pelo método de Capurro para estabelecer a idade gestacional é a posição da cabeça ao levantar o recém-nascido. Este item pode receber as seguintes classificações:

  • 0 pontos: cabeça totalmente deflexionada, com ângulo torácico 270%;
  • 04 pontos: ângulo cérvico-torácico entre 180º e 270º;
  • 08 pontos: ângulo cérvico-torácico igual 180º;
  • 12 pontos: ângulo cérvico-torácico menor de 180º.

O método de Capurro faz parte dos conhecimentos adquiridos por especialistas em Neonatologia, uma área médica disponível para profissionais com residência em pediatria. Para ser um especialista de destaque, é necessário investir em atualização e especializações.

Aproveite e conheça agora o curso preparatório para residência médica, ele conta com simulados e foi elaborado com o apoio de médicos especialistas e atuantes.

Você acabou de ler acima o que é o método de Capurro e as principais informações sobre este procedimento adotado em recém-nascidos. Siga nosso Instagram e fique por dentro de outras novidades!

O Centro de Desenvolvimento Médico é a nova marca de cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização médica do Brasil e temos uma série de cursos médicos presenciais e online com matrículas abertas. Confira!

Após aprender mais detalhes sobre o método Capurro, queremos convidá-lo a ler aqui sobre o que faz um hematologista e informações sobre as principais doenças do sistema urinário.

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Funções do conselho regional de medicina

Quais são as funções do Conselho Regional de Medicina?

Boa parte das profissões possuem um órgão responsável por organizar, fiscalizar e regulamentar as suas atividades. Entenda a função do CRM!

Qual é a posição dos eletrodos no ecg

Qual é a posição dos eletrodos no ECG? Elimine dúvidas sobre o eletrocardiograma

Está com dúvidas sobre os procedimentos para realizar o ECG? Saiba como posicionar os eletrodos no seu paciente de forma correta. Confira!

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Como coletar gasometria arterial

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!