Capacitação

Quais são as principais funções do sistema endócrino?

Principais funções do sistema endócrino

De modo geral, os sistemas que compõem o corpo humano funcionam de forma interligada. Um deles, o endócrino, atua em conjunto com o nervoso para controlar e regular as diversas funções do organismo.

Esta conexão entre os diversos sistemas é essencial para o bom funcionamento do corpo humano.

Dentre as principais funções do sistema endócrino estão a sintetização dos hormônios para lançá-los na corrente sanguínea, além de regular o crescimento, o metabolismo e a secreção de leite, por exemplo.

Este é um tema que pode ser exigido em vestibulares de medicina e também em provas de residência médica. Abaixo entenda melhor o que é o sistema endócrino, suas principais funções e glândulas.

O que é o sistema endócrino?

Antes de falarmos sobre quais são as principais funções do sistema endócrino, é importante dizer que ele não se limita apenas a temas como diabetes e tireoide. Seu correto funcionamento colabora com o crescimento de tecidos, com o equilíbrio hídrico e até a frequência cardíaca.

É importante dizer que o sistema endócrino é um dos mais complexos do corpo humano.

Ele é composto por glândulas que têm como principal função sintetizar substâncias, ou melhor, hormônios, e lançá-las na corrente sanguínea, a fim de regular uma série de funções do corpo humano.

São exemplos das principais funções do sistema endócrino:

  • Aceleração e regulação do metabolismo;
  • Temperatura corporal;
  • Crescimento e quantidade de cálcio no sangue.

Ao contrário do que se imagina, as glândulas e células endócrinas não estão localizadas em um local só. Assim, elas podem ser encontradas em outros sistemas como, por exemplo, o reprodutor e o digestivo, dentre outros.

Sendo assim, vamos falar sobre quais as principais glândulas e suas funções.

Principais glândulas do sistema endócrino

Ao aprofundar os conhecimentos sobre o sistema endócrino é necessário falar sobre as suas glândulas.

Conceitualmente, as glândulas são as responsáveis pela secreção de substâncias, que são os hormônios, os quais são transportados pela corrente sanguínea até alcançarem o local de ação. Elas são classificadas em:

  • Endócrinas;
  • Exócrinas;
  • Mistas.

As glândulas endócrinas têm como principal função produzir os hormônios, conforme falamos anteriormente.

Já as glândulas exócrinas são aquelas que expelem as secreções, pois apresentam ductos que direcionam tais líquidos para cavidades e superfícies do corpo.

Por último, contamos com as glândulas mistas que, como o próprio nome já diz, fazem as funções das duas anteriores.

Abaixo vamos apresentar um resumo sobre as principais glândulas do corpo humano. Confira!

Glândula Pineal

A primeira glândula que vamos falar é a pineal, que é aquela que sintetiza a melatonina. Este é o hormônio que regula os ritmos biológicos como, por exemplo, o sono.

Sendo assim, este hormônio é produzido conforme o dia vai escurecendo, a fim de que o corpo entenda que o horário de dormir está chegando e que é o momento de desacelerar suas funções.

Hipotálamo

Outra glândula essencial do sistema endócrino é o hipotálamo, que é responsável pela inibição e liberação de diversos hormônios, estimulando a hipófise a sintetizar outros elementos.

Além disso, o hipotálamo produz a ocitocina, a qual é responsável pelo estímulo da contração uterina e produção de leite, que é liberado pelas glândulas mamárias.

Outro hormônio produzido pelo hipotálamo é a vasopressina, que é liberado pela neuro-hipófise e atua na reabsorção de água pelos rins.

Ou seja, o hipotálamo é uma das glândulas que regulam o funcionamento do corpo em suas funções essenciais.

Hipófise

A hipófise é a glândula que produz o hormônio folículo-estimulante nas mulheres, o qual é responsável pelo crescimento dos folículos ovarianos. Nos homens, ela atua na maturação dos espermatozóides.

Além disso, a hipófise é responsável pelo hormônio luteinizante (LH): atua nas gônadas femininas, estimulando a ovulação, tal como nas masculinas, sintetizando testosterona.

Também é responsabilidade da hipófise produzir o hormônio do crescimento, o qual estimula o desenvolvimento do corpo humano.

Tireoide e paratireoides

A tireoide é a glândula responsável por sintetizar os hormônios tiroxina e triiodotironina, os quais são responsáveis pelos processos metabólicos.

Também é função da tireoide secretar a calcitonina, que é o hormônio responsável por diminuir os níveis de cálcio no sangue.

Em contrapartida, as glândulas paratireoides são responsáveis por elevar os níveis de cálcio no sangue.

Suprarrenais

As glândulas suprarrenais são responsáveis por promover o aumento do nível de glicose no sangue, tal como a vasoconstrição.

Além da glicose, as glândulas suprarrenais atuam na reabsorção de sódio e eliminação de potássio nos rins.

Pâncreas

O pâncreas é uma das glândulas mistas que estão presentes em nosso corpo, sendo responsável por sintetizar a insulina, que tem como principal função reduzir os níveis de glicose no sangue.

Também é responsabilidade do pâncreas secretar o glucagon, que aumenta os níveis de glicose no sangue.

Ovários

Outra glândula essencial para as mulheres são os ovários, que produzem o estrogênio, que é o hormônio responsável pelo ciclo menstrual e pelas características sexuais femininas.

Além disso, os ovários produzem a progesterona, que é o hormônio que atua no crescimento do endométrio ao longo do ciclo menstrual.

Testículos

Por último, temos os testículos, que secretam a testosterona, hormônios responsáveis pelas características sexuais secundárias, tal como no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino.

Dependendo da sua área de especialização, será de extrema importância o conhecimento sobre as principais funções do sistema endócrino para atuar na prevenção ou no tratamento de pacientes.

O mau funcionamento deste sistema gera problemas como:

  • Queda na pressão arterial;
  • Depressão;
  • Ansiedade e irritabilidade;
  • Dificuldades para respirar;
  • Distúrbios do sono;
  • Fadiga severa;
  • Ciclo menstrual irregular.

Este foi mais um conteúdo especial criado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM). Aqui no blog temos uma série de conteúdos sobre a residência médica. Leia, por exemplo:

Além de aprender quais são as principais funções do sistema endócrino, você pode seguir nossos perfis no Instagram para acompanhar nossos conteúdos especiais e divulgação de novas turmas.

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Tratamentos para síndrome complexa de dor regional

Tratamentos para Síndrome Complexa de Dor Regional

A Síndrome Complexa de Dor Regional (SDRC) é caracterizada por uma dor crônica que acomete principalmente extremidades do corpo. Saiba mais!

O que é o método Capurro

O que é o método de Capurro?

Realizado após o nascimento do bebê, o método de Capurro avalia alguns parâmetros da criança para determinar a idade gestacional. Saiba mais!

Como se cadastrar para atender por plano de saúde

Como se cadastrar para atender por plano de saúde?

Você deseja aumentar o número de atendimentos em seu consultório? Confira como credenciar sua clinica e passe a atender os planos de saúdes.

Como coletar gasometria arterial

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!