Residência

Como estudar para a prova de residência médica?

Como estudar para a prova de residência médica

Depois de anos de estudo, a sua jornada para conseguir um diploma médico foi concluída ou está bem próxima. O que vem em seguida? O caminho até aqui não foi fácil, mas a trajetória profissional está apenas no começo.

A partir da conclusão do curso, a próxima etapa é a especialização e você precisa aprender como estudar para a prova de residência médica. Este processo seletivo é tão difícil quanto o vestibular e exigirá muito esforço seu, principalmente se o seu desejo for por áreas mais concorridas.

Essa fase de estudos de um médico recém-formado pode tomar diferentes formas, de acordo com decisões pessoais. O mais comum é a realização de uma residência médica, onde o profissional poderá escolher a especialidade para a qual dedicará mais alguns anos.

Pensando na dificuldade e para ajudá-lo nos preparativos, reunimos neste artigo uma série de dicas que podem fazer parte da sua rotina e que vão facilitar a sua aprovação. Leia com atenção!

O que é a prova de residência médica?

A prova de residência médica é o exame aplicado a todos os graduados que se inscrevem para uma vaga dentro dessa categoria. Ela fica disponível por meio de concursos públicos em diferentes instituições (como hospitais, clínicas e laboratórios) pelo Brasil.

De maneira geral, provas de residência médica são compostas por questões de múltipla escolha, mas perguntas dissertativas podem fazer parte do exame em alguns casos. Essas e outras informações podem ser conferidas nos editais dos processos seletivos.

Em todos os casos, aprender como estudar para a prova de residência médica é uma forma estratégica de otimizar seu tempo.  Os processos seletivos para vagas assim são notoriamente concorridos, o que significa que, mais uma vez, você deverá se dedicar para a conquista de um objetivo.

6 dicas de como estudar para a prova de residência médica

Se preparar para uma prova como esta não é muito diferente de prestar um vestibular. Nos dois casos serão cobrados conhecimentos que o candidato já deve possuir, de acordo com os anos de estudo prévios. O conteúdo varia de acordo com a especialidade escolhida. Por isso, veja abaixo as nossas dicas e conquiste a sua aprovação!

1 – Analise o edital do concurso

As principais informações de uma prova de residência médica geralmente constam no edital do concurso público destinado à vaga em questão. Por causa disso, é imprescindível que você o tenha em mãos, a fim de guiar a relação de conteúdos a serem estudados.

No edital também estarão outras informações importantes sobre a seleção, como a quantidade de questões, se elas são de múltipla escolha ou dissertativas (embora essa segunda categoria seja rara) e quais são os pré-requisitos para concorrer.

Estas informações são essenciais para definir como estudar para a prova de residência médica. Com base nela, organize o seu cronograma de revisão, faça simulados e confira outros materiais de apoio para dominar os temas principais.

2 – Confira provas de anos anteriores

Uma boa maneira de saber o que esperar de um exame é conferir como ele se deu em anos anteriores. Com concursos públicos isso é possível por meio da checagem de provas anteriores. Na maioria dos casos, elas estão acessíveis na internet.

Faça o download de provas de residência médica da instituição e especialidade para a qual está concorrendo e tente resolvê-las como se estivesse fazendo agora. A partir dos resultados, você terá um termômetro melhor de como se saiu e no que pode melhorar.

3 – Tenha uma rotina de estudos

Estudar é uma tarefa que requer disciplina. Para aqueles que estão buscando uma vaga em residência médica isso não é novo, afinal foram anos de dedicação para conseguir o diploma. Mesmo assim, é importante não menosprezar os benefícios de uma boa rotina de estudos.  

Por causa disso, esta dica de como estudar para a prova de residência médica é para que você estabeleça metas, dividindo o aprendizado de conteúdos em datas e horários específicos dentro das possibilidades da sua rotina. A partir disso, é necessário se ater ao que foi planejado, sempre respeitando a sua saúde física e psicológica.

4 – Encontre um local adequado para estudar

Quando falamos sobre estudar (independentemente dos motivos e do nível dos conhecimentos), o elemento “onde” é frequentemente subestimado. Isso é um erro! Tão importante quanto a metodologia a ser aplicada é ter um local de estudos sem interrupções.

Estudar em casa é mais confortável, mas se a sua residência não possibilita esse tipo de tranquilidade, é indicado procurar outro lugar. Cafés pouco movimentados e especialmente bibliotecas são excelentes locais para se dedicar sem incômodos.

5 – Foque seus esforços na área que tem mais dificuldade

Baseado em dicas anteriores sobre como estudar para a prova de residência médica, você provavelmente descobrirá os conteúdos com os quais tem mais ou menos facilidade. A partir daí, foque seus estudos naqueles temas de maior dificuldade!

Isso não significa ignorar o restante, mas aprimorar conhecimentos que não estão tão bons. A metodologia fica a seu critério, sendo interessante utilizar técnicas de memorização.

6 – Não se esqueça de descansar!

Estudar é importante, mas a saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Mesmo aqueles que pregam uma rotina insana de estudos concordam que estar física (e psicologicamente) mal irá prejudicar as suas chances de passar em qualquer concurso que estiver disputando.

Esta nossa última dica de como estudar para a prova de residência médica é para você não subestimar o seu descanso. Na hora de realizar o planejamento, não deixe de incluir pausas programadas e janelas para que possa descansar a cabeça e o corpo.

Com energias renovadas, você aprenderá mais!

A prova para conseguir uma residência médica pode parecer um bicho de sete cabeças, mas isso está longe de ser verdade. Para chegar até aqui, você precisou enfrentar desafios tão grandiosos quanto. Mantenha o foco, dedique o seu tempo e se cuide. Boas provas!

Para ajudá-lo a se preparar melhor para os processos seletivos mais concorridos, nós lançamos um curso preparatório aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina (CDM). Ele conta com simulados, comentários do time de médicos especialistas, resolução de 200 questões de editais passados e uma metodologia exclusiva de estudo estratégico focada em resultados.

Conheça o curso preparatório para residência médica. Invista agora em seu futuro profissional!

Após ler aqui as dicas de como estudar para a prova de residência médica, aproveite e veja:

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Como funciona a residência médica em dermatologia

Como funciona a residência médica em dermatologia?

Formou-se em medicina e está planejando atuar como dermatologista? Saiba como funciona a residência médica em dermatologia e especialize-se!

Quais as melhores residências em clinica medica

Quais são as melhores residências em clínica médica?

Quer saber quais são as melhores residências em clínica médica? Preparamos 7 dicas que podem te orientar na escolha mais adequada. Entenda!

Quais são os tipos de epilepsia

Quais são os tipos de epilepsia?

Uma das funções do especialista em neurologia é diagnosticar e orientar o melhor tratamento ao seu paciente com epilepsia. Entenda os tipos!

Como funciona o Enare?

Como funciona o Enare?

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes médicos. Você está planejando participar do exame? Saiba como funciona!