Carreira

Como montar um consultório médico?

Como montar um consultório médico

Depois de muita dedicação e esforço, você conseguiu se formar em Medicina e concluiu a sua especialização em uma das diversas opções da área. Dentro das opções de carreira, alguns profissionais preferem dar aulas, outros vão atender na rede pública ou privada. Existe também uma parcela que prefere investir em um negócio próprio.

Se você pertence a este último universo, este conteúdo vai ajudá-lo a entender como montar um consultório médico. Ter uma clínica própria é uma empreitada desafiadora, mas com recompensas tremendas.

Para te ajudar, separamos algumas dicas do que você deve fazer para abrir o seu consultório. Leia com atenção este artigo criado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM.

Aprenda como montar um consultório médico

São diversos os detalhes na hora de ter seu próprio consultório, então separamos os pontos mais importantes e unimos dicas valiosas para conseguir ter sucesso no seu negócio.

Vamos lá?!

Reúna capital para iniciar

É importante falar do elefante na sala: saber como montar um consultório médico não é uma tarefa barata. Todas as etapas posteriores, das mais simples às mais complexas, dependem de você possuir os valores para que elas aconteçam.

Como qualquer tipo de negócio, o capital para abrir um consultório é um investimento. Você estará gastando para obter lucros futuros.

O sucesso da empreitada depende de uma série de fatores, mas ela necessariamente começa por ter um capital. Montar um consultório médico com sócios costuma ser uma excelente opção nesse sentido.

Você não terá o negócio só para si, mas se tiver um profissional de confiança ao seu lado, toda a carga (especialmente a financeira) pode ser mais tranquilamente carregada.

Tenha objetivos claros

Começar um investimento grande sem um planejamento e foco adequados é a receita para o desastre. Você quer saber como montar um consultório médico? Então responda algumas perguntas antes.

Por que você tem vontade de montar sua clínica médica? Qual a especialidade que irá oferecer? Que tipo de atendimento pretende disponibilizar? 

Responder essas e outras perguntas é essencial. É a partir das respostas delas que você planejará os seus passos, sejam eles quais forem. 

Qualquer projeto profissional começa com uma boa estruturação e isso não é diferente aqui.

Compreenda as burocracias envolvidas

Um dos maiores empecilhos de profissionais que sonham com o empreendedorismo e pesquisam sobre como montar um consultório médico são as documentações envolvidas.

Elas são muitas, é fácil se perder. Você precisará do auxílio de um especialista da área, mas é importante entender como tudo funciona. Apesar da prática profissional cotidiana ter como foco pessoas, um consultório é um negócio sujeito a todas as leis nacionais para empresas. 

Alvarás de funcionamento, abertura de CNPJ e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) são obrigatórios.

Essa etapa em específico requer tanto o capital quanto os objetivos muito bem definidos. A partir daí, você poderá procurar os profissionais de contabilidade para lidar com as documentações.

Busque uma boa equipe

Qualquer área de atuação médica requer uma equipe. Por mais simples que seja o seu negócio, você precisará de um contador, uma pessoa para a recepção, etc.

Se o consultório oferecer cuidados mais complexos, outros profissionais deverão ser agregados.

Isso é especialmente importante para consultórios abertos com sócios. Você precisa ter muito claro quem é a pessoa ao seu lado, a fim de que o investimento e o trabalho cotidiano corram da melhor maneira possível. A confiança mútua é essencial.

Para consultórios maiores é preciso uma equipe mais diversificada, com profissionais de diferentes áreas, inclusive enfermeiros, anestesistas, etc.

Nesse sentido, um bom networking pode te ajudar a obter boas indicações na hora de compor um bom quadro de colaboradoras.

Defina a categoria de atuação

A Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece uma série de regras para a atuação de estabelecimentos médicos, incluindo dezenas de categorias distintas. Para cada uma delas existem normas diferentes, incluindo tributação e avaliações sanitárias.

Ao pensar em como montar um consultório médico, essa definição deve levar em conta a sua especialidade, a do seu sócio (caso tenha um), as possibilidades de capital (para a compra de maquinário), viabilidade da área de acordo com a localização, etc.

Entre as categorias mais comuns de consultórios médicos estão clínicas populares, de até duas especialidades, de procedimentos simples, integradas e de diagnóstico.

Outras considerações importantes

Embora as dicas acima englobem os fatores mais importantes a serem considerados quando pesquisar como montar um consultório médico, eles não são os únicos. 

Diversos detalhes podem determinar o sucesso (ou não) do seu negócio próprio . Cada um deles merece uma atenção especial.

A localização, por exemplo, é primordial. É importante saber quais são os seus concorrentes nas proximidades e se o negócio é viável onde você escolheu. Ter disponível um imóvel que permita uma boa infraestrutura é vital.

Elementos de marketing também não devem ser subestimados. Você quer despender o melhor cuidado possível aos pacientes, mas para isso é preciso que eles o procurem. Nesse ponto, você precisará investir em ferramentas e profissionais para divulgação.

Saber  como montar um consultório médico está diretamente ligado com a independência da atuação profissional. Se esse é o seu desejo, muito provavelmente você preza pela qualidade do trabalho e pela maneira como irá realizá-lo.

Busque informações e o auxílio de pessoas capacitadas. Você precisou se dedicar tremendamente para chegar até aqui, então essa segunda parte da batalha não é nem de longe tão aterrorizante quanto parece. Boa sorte!

Quer receber novas dicas e saber sobre a abertura de novos treinamentos médicos? Siga nosso perfil no Instagram!

O Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM) é uma nova marca de treinamentos para profissionais da saúde. Aqui no CDM você pode avaliar os cursos de especialização para Médicos com matrículas abertas e iniciar já a sua formação no tema escolhido.

Veja também:

Tudo sobre a primeira cirurgia robótica no Brasil

Quais são as CIDs de doenças?

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

O que é residência multiprofissional

O que é residência multiprofissional?

Quer se tornar um profissional ainda mais valorizado na área da saúde? A residência multiprofissional pode ajudar a transformar sua carreira!

Quais são os tipos de afasia

Você sabe quais são os tipos de afasia e como tratá-los?

Você sabia que a afasia afeta a capacidade de comunicação e a linguagem de um paciente? Conheça os diferentes tipos e tratamentos indicados!

Como passar na residência médica

Como passar na residência médica? Veja nossas dicas!

A residência médica é uma etapa fundamental na sua formação profissional. Saiba como se preparar para as provas, com dicas e informações!

Como estudar para a prova de residência médica

Como estudar para a prova de residência médica?

Como estudar para a prova de residência médica? Além de analisar o edital, você deve criar uma rotina de estudo, resolver questões de anos …