Residência

Exercícios sobre infarto agudo do miocárdio para preparação

Exercícios sobre infarto agudo do miocárdio

As doenças cardiovasculares são responsáveis por grande parte das mortes no Brasil. Entre elas, destaca-se o infarto agudo do miocárdio, incluído no quadro de Síndromes Coronarianas Agudas (SCA).

Este tema costuma aparecer em provas de residência e até no Enare. Por causa disso, reunimos aqui uma série de exercícios sobre infarto agudo do miocárdio para que você possa testar os seus conhecimentos e já se adaptar ao tipo de conteúdo que é exigido.

De fato, não se trata de um assunto restrito apenas aos profissionais da Medicina e Enfermagem. Educadores físicos, por exemplo, devem ter pleno conhecimento com a finalidade de prescrever atividades adequadas a recém-infartados.

Por isso, listamos alguns exercícios que podem ajudá-lo nos preparativos para a prova de residência médica. Antes, porém, temos um breve resumo sobre o que é, de fato, a síndrome como introdução ao tema. Boa leitura!

O que é o infarto agudo do miocárdio?

Antes de mostrar alguns exercícios sobre infarto agudo do miocárdio, vale a pena relembrar um pouco o tema.

Este tipo de infarto, popularmente conhecido como ataque cardíaco, consiste no processo de necrose, ou morte, do músculo cardíaco. Isso se dá pela obstrução da artéria coronária, responsável pela nutrição do tecido com oxigênio. De modo geral, a oclusão resulta de coágulos formados na área.

Normalmente, a obstrução vem da aterosclerose, ou seja, a placa de gordura que, em seguida, estreita os vasos sanguíneos cardíacos. Os sintomas mais comuns do infarto do miocárdio são: 

  • Dor no peito;
  • Náuseas;
  • Diaforese.

Infelizmente, esta é uma das principais causas de morte no mundo, afetando tanto homens quanto mulheres.

Agora que já relembrou o assunto, fica mais fácil treinar um pouco os conhecimentos. Vamos lá?

6 exercícios sobre infarto agudo do miocárdio

A seguir, separamos algumas questões sobre o assunto extraídos de provas de vestibular e residência médica. A nossa sugestão é que você pegue um papel e caneta e tente respondê-las sem consultar o gabarito.

No final deste artigo estão as respostas para você conferir o resultado!

1º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2017 na Unespar

“Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal.”

(Minha vida. Infarto. 2015. Disponível em: <http:// www.minhavida.com.br/saude/temas/infarto>. Acesso em: 11 out. 2015)

O infarto ocorre por:

  1. Obstrução das artérias coronárias. 
  2. Obstrução da artéria aorta. 
  3. Morte dos tecidos musculares esqueléticos. 
  4. Entupimento das veias do coração.
  5. Sedentarismo, fumo, ou obesidade.

2º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2022 em FGV Prova: COPESE – Semsa – Especialista em Saúde – Área Enfermeiro Geral

Em um paciente que sofreu infarto agudo do miocárdio, a enzima cardíaca cuja normalização ocorre em torno de 72 horas, é a:

  1. CK-MB.
  2. SGOT.
  3. troponina.
  4. mioglobina.
  5. desidrogenase lática.

3º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2021 pela COSEAC Órgão: Prefeitura de Niterói Prova: Enfermeiro – Rede de Atenção Psicossocial

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma das manifestações da síndrome coronariana aguda (SCA), cuja área do coração reduz o fluxo de oxigênio devido à redução do aporte sanguíneo coronariano. Assim, os sinais e sintomas que o enfermeiro(a) deverá observar são.

  1. Diarreia, vômito e dor abdominal.
  2. Dor torácica, sudorese e falta de ar.
  3. Dor na perna, cianose e visão turva. 
  4. Cansaço, febre e dor epigástrica.
  5. Cefaleia, tontura e perda da consciência.

4º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2021 pela SC Treinamentos Órgão: Prefeitura de Videira Prova: Técnico de Enfermagem

A senhora Maria foi internada no serviço de emergência do hospital X apresentando dor torácica há cerca de duas horas, sudorese intensa, queda da pressão arterial, náuseas, taquicardia e ansiedade. A clínica apresentada refere-se provavelmente a:

  1. Angina estável.
  2. Angina Instável.
  3. Choque cardiogênico.
  4. Infarto Agudo do Miocárdio.
  5. Insuficiência Cardíaca.

5º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2016 pela EESP-BA Prova: Residência Médica 

“A maioria das mortes por infarto agudo do miocárdio (IAM) ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40% a 65% na primeira hora e, aproximadamente, 80% nas primeiras 24 horas.

As mortes por IAM, geralmente, acontecem fora do ambiente hospitalar, portanto desassistidas pelos profissionais de saúde. Esse foi o motivo para, a partir da década de 1960, ter havido maior interesse no atendimento pré-hospitalar do IAM” (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2015, p. 1).

Considerando a importância de atender o mais rápido possível uma pessoa em situação de IAM em domicílio, é objetivo do atendimento pré-hospitalar para esses casos:

  1. Realizar trombolíticos venosos em domicílio.
  2. Monitorizar e realizar trombolítico precocemente em domicílio. 
  3. Administrar oxigênio para melhorar a saturação das artérias coronárias.
  4. Reduzir o tempo entre o início do evento isquêmico/necrose muscular até o tratamento efetivo.
  5. Realizar, precocemente, a identificação de determinantes para a manifestação atípica de um evento coronariano.

6º exercício sobre infarto agudo do miocárdio aplicado em 2021 pela Universidade Regional do Cariri (URCA) Órgão: Prefeitura de Crato Prova: Enfermeiro

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) equivale a um largo espectro de condições clínicas compatíveis com isquemia miocárdica e são responsáveis por grande parte dos óbitos na população mundial. Faz parte da abordagem inicial a pacientes com SCA, EXCETO:

  1. Realização de eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações dentro de um tempo de 10 minutos da admissão. 
  2. Administração de morfina, na persistência de dor torácica após as medidas anti-isquêmicas usuais.
  3. O uso de nitratos tem impacto indiscutível na mortalidade nos casos de SCA.
  4. O uso de ácido acetilsalicílico (AAS) deve ser realizado o mais brevemente possível em sacos suspeitos ou confirmados de SCA.
  5. O uso de estatinas para a prevenção secundária em pacientes com SCA deve ser iniciado antes da alta hospitalar.

Acima você pôde testar seus conhecimentos com base em diversas questões. Este assunto foi fácil ou houve alguma dificuldade para responder os exercícios?

Aqui no Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM) temos uma preocupação em prepará-lo para os desafios da carreira profissional. Já explicamos, por exemplo, quais são os tipos de residência médica e ensinamos como estudar para esta prova, tão concorrida quanto o vestibular.

Em nosso Instagram, você pode acompanhar diversas dicas e informações importantes sobre os novos cursos com turmas abertas. Siga nosso perfil!

Agora chegou o momento de avaliar o seu desempenho com as respostas dos exercícios sobre infarto agudo do miocárdio. Veja abaixo:

Exercício 1: Gabarito: A

Exercício 2: Gabarito: A

Exercício 3: Gabarito: B

Exercício 4: Gabarito: D

Exercício 5: Gabarito: D

Exercício 6: Gabarito: C

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

O que é o Exame Nacional de Residência

O que é o Exame Nacional de Residência (Enare)?

O Exame Nacional de Residência tem como objetivo unificar o processo seletivo de acesso às vagas para residentes da área médica. Saiba mais!

Questões de prova de residência médica

Treine com questões de prova de residência médica

Pretende ser aprovado na residência médica? Conheça as áreas da medicina que mais caem na prova e comece a treinar com 6 questões. Confira!

Como fazer residência médica

Como fazer residência médica? Descubra detalhes sobre a especialização

Você sabia que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos médicos? Descubra como ingressar em uma!

Quais as melhores residências em clinica medica

Quais são as melhores residências em clínica médica?

Quer saber quais são as melhores residências em clínica médica? Preparamos 7 dicas que podem te orientar na escolha mais adequada. Entenda!