Residência

Quais são as melhores residências em clínica médica?

Quais as melhores residências em clinica medica

Embora não seja obrigatória para a atuação profissional, a residência médica é a melhor forma de construir uma carreira especializada dentro da área da saúde. Essa iniciativa, porém, vem cercada de dúvidas e inseguranças.

Quando falamos sobre especialidades da medicina, o adjetivo “melhor” tem os mais variados significados. O que um profissional considera excelente pode ser completamente diferente da opinião de outro. Ou seja, não existe uma única escolha.

Pensando nisso, abaixo nós elaboramos uma lista com as 7 principais dicas a serem seguidas antes de definir uma relação própria com as suas melhores residências em clínica médica. Naturalmente, elas oferecem perspectivas que podem guiar profissionais para a escolha pessoal mais adequada.

Você está no blog do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDMED). Nós desenvolvemos uma metodologia própria que ajuda vários estudantes a alcançar a aprovação na residência escolhida.

Como descobrir as melhores residências em clínica médica?

Os critérios que estabelecem o que é melhor para uma pessoa são subjetivos. Podem ser por oportunidades profissionais, por facilidade no ingresso, benefício financeiro ou localização, por exemplo. Diante disso, é essencial que você use as dicas abaixo para guiar a sua decisão.

Considere o que importa para você

O primeiro critério a ser considerado ao escolher as melhores residências em clínica médica consiste em fazer uma autoavaliação. A ideia é que você descubra, entre outras coisas, a área com a qual tem a maior afinidade. Essa resposta pode ser obtida por meio de reflexões e pesquisas.

O que você busca em uma residência médica? Quais elementos contribuem para uma maior satisfação pessoal? O que valoriza em sua vida profissional? Diante de todas essas perguntas, é fácil perceber como a definição de “melhor” varia de pessoa para pessoa.

Descubra informações sobre as áreas de especialização

A partir da descoberta do que é importante para você no âmbito profissional, o próximo passo é encontrar quais são as áreas que mais se encaixam em seus interesses. Uma excelente forma de obter respostas é conversando com profissionais que já atuam na especialidade.

Em todos os casos, as pesquisas vão ser as suas melhores amigas. Analise as possibilidades e as compare, tentando delimitar o que é importante e o que não é. Com dedicação, boa parte do esforço executado aqui terá raízes em tudo o que foi aprendido durante a sua formação.

Pesquise sobre a rotina de trabalho e o perfil dos pacientes

Dois dos aspectos mais importantes de uma residência médica são a rotina de trabalho e o perfil dos pacientes. Um pediatra, por exemplo, tratará de crianças. Por outro lado, um geriatra dedica seus esforços a ajudar indivíduos mais velhos, com suas diferenças e necessidades.

Apesar disso, oportunidades em uma mesma especialidade também possuem diferenças. Isso acontece porque diferentes instituições possuem diferentes demandas, o que significa que uma mesma área pode apresentar residências mais tranquilas ou com uma rotina corrida.

Conheça as instituições de ensino possíveis

Um dos elementos mais importantes para a escolha de uma especialização é a instituição que está ofertando uma determinada vaga. Como dito anteriormente, uma mesma área pode ter características distintas de acordo com a organização associada.

Logo, ao elaborar a sua lista com as melhores residências em clínica médica, avalie se a instituição de ensino é pública ou particular? Qual é o tamanho da sua estrutura e complexidade dos trabalhos executados? Qual é o reconhecimento profissional para os médicos formados? Em qual região do Brasil (ou do exterior) ela está localizada?

Avalie sua demanda financeira

Embora as ciências que cuidam da saúde humana não devam ter como prioridade o ganho financeiro, é ingênuo ignorar esse fator como algo determinante na escolha da especialidade. No fim das contas, trata-se de um trabalho importante e que deve ser valorizado.

Como consequência, necessidades financeiras específicas de médicos que buscam uma especialidade contribuirão para a escolha da melhor residência. Dessa forma, é importante que você saiba o quanto receberá e qual é a situação atual da área do mercado de trabalho.

Analise a viabilidade da escolha

A partir de alguns dos elementos mencionados até aqui, diversas opções podem ser descartadas de maneira segura, considerando as escolhas pessoais de cada profissional. A partir daí, pode ser interessante levar em conta a viabilidade das especialidades possíveis.

Quais processos seletivos estão disponíveis no momento? Quais são os conhecimentos requeridos e os estudos necessários para a aprovação? A vaga é pouco ou muito concorrida? Todas essas perguntas estão associadas com a afinidade do profissional com a área e ajudam a organizar a seleção das melhores residências em clínica médica.

Saiba quais critérios devem ser abandonados

Saber quais critérios utilizar ao escolher uma residência médica é algo importante, mas compreender o que não deve ser considerado como fator determinante é igualmente necessário. Essa dica impede que, posteriormente, você se arrependa da decisão tomada.

A escolha da residência médica jamais deve considerar o que outros acham melhor, por exemplo. Da mesma forma, a remuneração pode ter impacto parcial, mas nunca deve carregar um peso maior. No fim das contas, essa é uma decisão exclusivamente sua.

Algumas das instituições que sempre aparecem nas listas pessoais de melhores residências em clínica médica são a Universidade de São Paulo (USP), o Hospital Sírio Libanês, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Acima de tudo, a melhor residência é aquela que traz satisfação pessoal para o profissional que a realiza, independentemente de qualquer outra coisa. Sentir-se confortável e fazer a diferença para aqueles que buscam ajuda são dois dos elementos mais valiosos!

Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas dicas de estudo!

Além de ajudá-lo a alcançar a aprovação em sua residência médica, nós também queremos convidá-lo a conhecer os diversos cursos criados pelo Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDMED).

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Principais doenças do sistema urinario

Principais doenças do sistema urinário

Você sabia que o sistema urinário do corpo humano é responsável por produzir e eliminar a urina? Conheça as principais doenças urológicas!

Quais os planos de delimitação do corpo humano

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Como escolher a especialidade médica

Como escolher a especialidade médica?

Uma dúvida comum entre os recém-formados em medicina é como escolher a sua especialidade médica. Descubra como tomar a melhor decisão!

Como funciona a prova de residência médica

Como funciona a prova de residência médica?

Não sabe como funciona a prova de Residência Médica? Confira agora e prepare-se para enfrentar esse estágio crucial em sua jornada médica!