Residência

Temas que mais caem no Revalida

Temas que mais caem no revalida

A medicina é uma das áreas do conhecimento mais complexas de todas. É esperado que os profissionais que se formam nela estudem por muitos anos, praticando o que foi aprendido e mantendo-se constantemente atualizados com novas tecnologias e técnicas médicas.

Para os profissionais que estudaram no exterior, existe uma prova chamada de Revalida, que é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Esta avaliação tem como objetivo central a validação do diploma de medicina adquirido em outros países para certificar que o especialista tem o conhecimento necessário para exercer a atividade aqui no Brasil.

O exame é aplicado duas vezes ao ano, sendo oferecido a todos os profissionais da Medicina, já formados, que obtiveram o seu diploma em instituição de ensino superior estrangeira.

Para ajudá-lo a se preparar melhor para esta prova, reunimos neste artigo alguns dos temas que mais caem no Revalida. Leia com atenção e aprofunde os estudos nestes assuntos para conseguir a sua aprovação!

O que é o Revalida?

Revalida é a sigla que remete ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. Como o nome sugere, ele tem como objetivo avaliar os conhecimentos obtidos pelos profissionais em instituições estrangeiras. A aprovação é requisito para autorizar a atuação prática no Brasil.

A primeira fase do exame conta com 105 questões, sendo 100 delas objetivas. Naturalmente, as outras 5 são discursivas. Essas últimas apresentam situações clínicas e estudos de caso, requerendo que o candidato faça uma avaliação baseada no que estudou e sabe.

Como a função primária da prova é avaliar os saberes técnico-científicos dos candidatos, são cobrados conhecimentos que possibilitem verificar as habilidades dos profissionais já formados, diante de problemas apresentados nas questões do exame.

Quais são os temas que mais caem no Revalida?

Quando falamos sobre esta prova, uma forma interessante de estudar para ela é por meio da separação de disciplinas. As cinco grandes áreas da Medicina cobradas são:

  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina Clínica;
  • Cirurgia;
  • Pediatria;
  • Medicina Preventiva.

Embora exista essa separação, é importante ressaltar que as questões do Revalida têm caráter multidisciplinar. Ou seja: na maioria das vezes, elas não abordam uma única área do conhecimento, mas várias de maneira conjunta, como acontece na prática médica cotidiana.

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia estão entre os temas que mais caem no Revalida e abrangem um número grande de doenças e tratamentos, de acordo com a área do conhecimento como um todo. Seu foco vai desde questões pré-natais, até aquelas imediatamente posteriores ao nascimento, considerando a saúde da mãe e do filho.

Entre os temas mais comuns estão: aleitamento, anticoncepção e métodos contraceptivos, assistência pré-natal, câncer de colo uterino, distúrbios menstruais, doenças clínicas da gravidez e doenças hipertensivas, hemorragias, HPV, mastologia, parto e sofrimento fetal.

Medicina Clínica

A Medicina Clínica (também chamada de “Clínica Médica”) é o tema que mais cai no Revalida, correspondendo a praticamente 1/3 do total de questões. Isso acontece porque ela se divide em numerosas especialidades, cobrando conhecimentos relacionados a todas.

Entre as especialidades com temas frequentes presentes nas questões de Medicina Clínica estão:

  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia;
  • Infectologia;
  • Nefrologia;
  • Neurologia;
  • Oncologia;
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Reumatologia;
  • Toxicologia.

Temas como diabetes, hepatites virais, hipertensão arterial sistêmica, tuberculose e transtornos de humor são alguns daqueles relacionados com as especialidades mencionadas anteriormente. Por sua prevalência, a Medicina Clínica requer uma atenção especial.

Cirurgia 

As questões de Cirurgia presentes na prova do Revalida comumente se dividem em Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Embora não seja tão prevalente quanto à Medicina Clínica, suas questões costumam ser mais complexas.

Temas que mais caem no Revalida neste assunto incluem a anestesia, cirurgia vascular, coloproctologia, complicações cirúrgicas, doenças das vias biliares, hemorragia digestiva, hérnias, obstrução intestinal, técnica cirúrgica, traumatologia e traumas abdominais, urologia e doenças orificiais.

Pediatria

Dentro do campo da Pediatria, as questões mais cobradas envolvem o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes. São abordadas especialidades como gastroenterologia, infectologia, pneumologia e urgências pediátricas.

Com relação aos assuntos, podemos destacar questões relacionadas a patologias e sintomas frequentes em crianças, como a asma, diarreia, doenças exantemáticas, imunização, neonatologia, parasitose na infância e toxicologia.

É importante destacar separadamente os assuntos relacionados com trauma e violência doméstica. Eles são uma parte indispensável dos conhecimentos médicos, tanto na identificação desses elementos, quanto nos procedimentos subsequentes.

Medicina de Família e Comunidade

Relacionada à Medicina Preventiva, a Medicina de Família e Comunidade é a área com menor prevalência no exame do Revalida, mas isso não significa que ela seja a menos importante. A preocupação é em evitar doenças, tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Os temas mais cobrados envolvem a epidemiologia, ética médica, medicina legal e saúde coletiva. Entre os assuntos se inclui a atenção primária, declaração de óbito, indicadores de saúde, saúde do trabalhador e os diferentes aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como saber o que vai cair no Revalida?

É possível estimar com antecedência quais temas que mais caem no Revalida a partir de três métodos distintos: consultas de exames realizados em anos anteriores, conhecimento dos assuntos mais frequentes e o próprio edital do programa.

Consultar exames anteriores e conhecer os temas mais frequentes funcionam porque embora o Revalida seja diferente todos os anos, a importância dos assuntos abordados na prova não se modifica. No caso do edital, estarão listados explicitamente os conteúdos cobrados.

Saber o que é cobrado permite que o médico possa dedicar-se aos estudos a partir dos temas que mais caem no Revalida, aprimorar os conhecimentos que já possui e garantir  a prosperidade da carreira.

Você viu acima diversas orientações a respeito da prova do Revalida. Este conteúdo foi criado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Medicina (CDM), uma nova marca de treinamentos para profissionais da saúde.

Aqui no CDM você pode avaliar os cursos de especialização para Médicos com matrículas abertas e iniciar já a sua formação no tema escolhido.

Leia também:

O que são doenças hematológicas?

O que é o método Capurro?

Em alta

O que é esclerose subcondral?

Doutor, você já ouviu a falar sobre a Esclerose Subcondral? Ela é uma doença óssea muito comum. Mas, você sabe como diagnosticá-la? Entenda!

Ler matéria

Quais são os 4 tipos de hipersensibilidade?

Considerada como um distúrbio, a hipersensibilidade pode ocasionar diversos danos graves ao seu paciente. Confira os 4 principais tipos!

Ler matéria

Quais são os planos de delimitação do corpo humano?

Você sabia que o corpo humano é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais? Confira quais são os planos de delimitação!

Ler matéria

O que é arritmia supraventricular isolada?

A Arritmia Supraventricular Isolada é uma condição cardíaca que afeta o ritmo do coração e suas variações. Conheça os riscos e tratamentos!

Ler matéria

Como coletar gasometria arterial?

Está com dúvida de como coletar a gasometria arterial? Ela é realizada por meio da punção na artéria do paciente. Saiba dominar essa técnica!

Ler matéria

Quais doenças o exame FAN detecta e quando solicitar ao paciente?

Feito a partir da análise de uma amostra de sangue do paciente o exame FAN ajuda a diagnosticar doenças autoimunes como a lúpus. Saiba mais!

Ler matéria

Outras matérias

Principais funções do sistema endócrino

Quais são as principais funções do sistema endócrino?

Uma das tarefas do Sistema Endócrino no corpo humano é ser responsável pela aceleração e regulação de diversas funções do organismo. Entenda!

Como se cadastrar para atender por plano de saúde

Como se cadastrar para atender por plano de saúde?

Você deseja aumentar o número de atendimentos em seu consultório? Confira como credenciar sua clinica e passe a atender os planos de saúdes.

Quantas vezes pode fazer o Revalida

Quantas vezes pode fazer o Revalida?

Quer saber quantas vezes pode fazer o Revalida? Uma dúvida frequente entre aqueles que estão se preparando para a prova. Descubra agora!

Quantos anos é a residência de neurocirurgia

Quantos anos é a residência de neurocirurgia?

Você conhece a residência em neurocirurgia? Essa especialidade trata das intervenções no sistema nervoso. Veja quantos anos é a especialização!